Javier Milei assumiu a Presidência da Argentina no domingo (10), na presença de autoridades de vários países, principalmente da América do Sul. A grande novidade foi a presença do presidente da Ucrânia, que viajou até Buenos Aires para acompanhar a posse do novo presidente do país vizinho . Essa foi a primeira visita do líder ucraniano à América do Sul desde o início da guerra contra a Rússia, em fevereiro de 2022.
O novo presidente argentino tem apenas dois anos de atuação na política, mas teve mais de 14 milhões de votos com seu perfil provocador e suas propostas radicais para tirar o país de uma crise que já dura muitos anos. Os jovens argentinos são os que mais apoiam o novo presidente e apostam nas promessas de um país com uma economia mais robusta. O presidente Lula não foi à posse. Ele e as principais lideranças do seu partido apoiaram o outro candidato, que acabou derrotado nas urnas. Quem estava na cerimônia de posse era o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, entre outras lideranças políticas. O Brasil foi representado oficialmente pelo ministro das Relações Exteriores.
O maior desafio do novo presidente da Argentina é tirar o país da crise. No discurso de posse, ele disse que seu governo recebeu a Argentina na pior situação. A inflação já passa de 140% ao ano, há desemprego e a pobreza está aumentando no país.






















































