Levantamento feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, pacientes com menos de 40 anos são a maioria dos internados em UTIs, inclusive no Espírito Santo. Isso pode estar ocorrendo por vários motivos: vacinação dos mais idosos, uma tendência das novas variantes a infectar pacientes mais jovens ou a falta de medidas de precaução mesmo.
No último mês quase 60 de cada 100 pessoas internadas em UTI são adultos com até 40 anos. Enquanto isso, a ocupação de idosos acima dos 80 anos nas UTIs caiu quase a metade. O número está diretamente relacionado à vacinação para essa faixa etária.
As aglomerações feitas por jovens estão contribuindo para que o vírus se espalhe com maior velocidade entre grupos de pessoas mais novas. O isolamento social e o respeito aos protocolos de higiene e saúde ainda são os melhores remédios para conter a propagação do vírus. Com o ritmo da vacinação ainda lento, a população terá que esperar até que a imunização alcance níveis mais altos para só então retornar gradualmente ao convício social.






















































