O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, tranquilizou a população de Conceição da Barra em relação à futura exploração do sal gema na região, onde se encontra a maior jazida desse mineral de toda a América Latina. Em entrevista ao programa bate papo com Toninho de Deus, o secretário disse que a situação que aconteceu em Alagoas, onde havia uma mina de sal gema e o terreno começou a afundar, não tem nada a ver com a retirada do sal gema aqui na região norte.
Em primeiro lugar, lá em Alagoas, a mina estava debaixo de um bairro que já existia e a forma como foi retirado o mineral ainda usava tecnologia daquela época. A retirada do sal gema em Alagoas começou na década de 70 e de lá para cá muita coisa mudou. A jazida de sal gema em Conceição da Barra está na região das Meleiras, do outro lado do rio Cricaré e não há nenhum bairro na região. Além disso, o sal gema de Alagoas estava numa profundidade de 200 metros e o de Conceição da Barra está a 1.250 metros, bem mais embaixo da terra.
Outra coisa que ele explicou é que houve uma grande mudança na forma de retirar o produto e hoje já não há mais perigo de se deixar o terreno afundar. O que o secretário alertou é que as lideranças políticas capixabas precisam trabalhar para que as empresas que usam sal gema em seus produtos têm que se instalar aqui na região, para gerar empregos, renda para a população e para os municípios. Felipe Rigoni disse que o governo do Espírito Santo está cuidando desses detalhes, mas a participação efetiva dos prefeitos da região é fundamental.






















































