Um professor da Universidade Federal do Espírito Santo disse que a situação da extração do sal gema em Alagoas aconteceu por falta de atenção das autoridades públicas, pois nada aconteceu de um dia para o outro. Foi acontecendo ao longo do tempo e não foi devidamente fiscalizado. Ele garante que a exploração mineral pode ser feita de forma segura. O método correto é repor a mina com água. O que está errado é não fazer isso deixando o local vazio. O professor ensina que é preciso haver um plano de transformar esse produto em um recurso tecnológico. É preciso trazer avanços: empregos proporcionais ao lucro, deixar tecnologia no local em que há exploração. Não adianta quando a cadeia produtiva está toda lá fora. É preciso transformar o produto. O processo de exploração não interessa, até porque a quantidade de empregos criada só ali é muito menor do que se houvesse processamento da matéria-prima e desenvolvimento de tecnologia.






















































