Uma professora da rede municipal de Cariacica foi detida em flagrante ao apresentar um atestado médico falso. O caso acabou expondo um esquema de emissão e venda de atestados falsos que vem sendo monitorado pela Prefeitura de Cariacica há mais de um ano. De acordo com o prefeito de Cariacica a fraude tem causado grande prejuízo aos cofres públicos. Há casos de pessoas que falsificam e roubam carimbos de médicos e também de profissionais que vendem atestados.
A professora seria efetivada nos próximos dias, após aprovação em concurso público, mas foi demitida imediatamente. A fraude foi descoberta quando a professora levou o atestado para homologação na clínica de perícia médica responsável por validar os documentos apresentados por servidores. O médico perito que atendeu a professora era o mesmo que constava no atestado falso.
Ao analisar o documento, o médico percebeu a falsificação e chamou a polícia, já que nunca trabalhou na unidade de saúde onde o atendimento supostamente teria ocorrido. Ele também informou que havia registrado a mesma situação anteriormente. Segundo o prefeito há indícios de que o esquema envolve servidores e profissionais de saúde. Em média, cada atestado era vendido por valores entre R$ 100 e R$ 200. O prefeito revelou ainda que dois médicos chegaram a emitir mais de 15 mil dias de atestado em um curto período.
Esse dinheiro gasto de forma criminosa poderia ser investido na melhoria das salas de aula, em materiais para os alunos. Estamos trabalhando para encerrar essa atividade o mais rápido possível. As investigações continuam, e o município e pode envolver a Polícia Federal, já que parte dos recursos destinados ao pagamento de servidores da Educação é de origem federal.
PORTAL DA REDE BARCOS – JORNALISMO COM RESPONSABILIDADE | REDAÇÃO MULTIMÍDIA






















































