Abrimos o Conexão de hoje lembrando que há 20 anos atrás foi criada uma Lei obrigando as escolas a ensinar a história dos negros no nosso país. Uma lei importante para reconhecer a contribuição do povo negro na construção da nossa sociedade. Infelizmente, praticamente nenhuma escola brasileira cumpre a lei e o tema é simplesmente esquecido ou tratado em sala de aula com deboche e desdém. Ou seja, depois de quase 400 anos de escravidão, o Brasil comemora 135 anos em que esse câncer acabou e tenta reverter vários séculos de racismo de forma repentina com algumas leis. Educação mesmo, que é o caminho mais seguro, ninguém cobra e ninguém vê. Nem mesmo alguns negros que têm uma posição política tratam de exigir o cumprimento de leis que verdadeiramente poderiam fazer a diferença, como a Lei Federal de 2013. O objetivo dela seria resgatar “a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política mostrando a verdadeira História do Brasil. Não dá para falar do Brasil sem considerar a influência da população negra que esteve presente na colonização, na Independência, na República, na ditadura e na redemocratização. E permanecem ajudando nosso país, nossa cultura até hoje. Deixar de falar sobre estes assuntos em sala de aula pode levar ao erro de diminuir a presença negra na nossa história. E ela vai muito além daquilo que se fala em sala de aula, onde os negros ainda são lembrados apenas pelo período da escravidão, ou quando aparecem nas estatísticas de pobreza e marginalização. A consciência de um povo não muda só com leis. A educação é o melhor caminho.






















































