O Espírito Santo teve uma diminuição no número de homicídios. Mesmo assim, em maio foram 69 casos, a menor quantidade dos últimos 26 anos. De janeiro a maio, foram 406 assassinatos contra 462 no mesmo período de 2021. Com exceção da Região Metropolitana da Grande Vitória, que apresenta um caso a mais que o ano passado, as regiões norte, noroeste, sul e serrana apresentam redução.
O governador Renato Casagrande, destacou que a sequência de bons resultados provém de um trabalho contínuo dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, com investimentos na reestruturação das forças de segurança.
Outro crime monitorado de perto dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o latrocínio, apresenta uma redução significativa em relação a 2021, no Espírito Santo. Enquanto de janeiro a maio do ano passado foram 24 casos registrados, em 2022 ocorreram 12 roubos seguidos de morte.






















































