Quem usa qualquer tipo de droga e dirige em estradas federais a partir de agosto precisa tomar cuidado, pois a Polícia Rodoviária Federal vai começar a usar um aparelho chamado de drogômetro agora em agosto em nove estados: Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesses estados os aparelhos serão usados no período de 16 de agosto a 3 de setembro. Em seguida, a fiscalização l será realizada em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, de 23 de agosto a 10 de setembro. Na segunda etapa os testes serão aplicados em todos os estados brasileiros, de 20 de setembro a 8 de outubro.
O equipamento é capaz de detectar se o condutor do veículo usou recentemente anfetamina, cocaína e maconha. No ano passado 1.872 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de drogas. A conduta é definida como infração gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro, punida com suspensão do direito de dirigir por um ano, multa de R$ 2.934,70 e retenção da habilitação.






















































